National Geographic

Recifes Artificiais

National Geographic

Fonte, Copyright e Publicação original deste artigo: R. J. Kern, National Geographic News (5 de Fevereiro 2001)

Os navios naufragados podem representar uma recuperação de valores ecológicos perdidos. Os navios, frequentemente, tornam-se recifes e habitats artificiais, proporcionando abrigo às criaturas que já tinham sido ameaçadas pela intrusão prévia causada pelos seres humanos.

Os pesquisadores no Mar Vermelho encontraram diversos navios naufragados que se tornaram comunidades de corais bem desenvolvidas. Estes recifes artificiais atraem mergulhadores, aliviando a pressão causada por seres humanos nos recifes naturais.

"Os recifes de corais por todo o mundo estão a sofrer um declínio substancial, em parte devido às actividades humanas", diz o professor de biologia marinha Yehuda Benayahu, que estuda a forma como os recifes artificiais se tornam parte do meio ambiente natural no Mar Vermelho. Este projecto da Universidade de Tel Aviv está a ser apoiado pela Comissão de Pesquisa e Exploração da Sociedade Geográfica Nacional.

O projecto está a estudar como as comunidades de corais de recifes ao redor de dez destroços de navios naufragados no Mar Vermelho servem como modelos de recifes artificiais. Benayahu compara os recifes artificiais com os recifes naturais vizinhos na região.

"Com o passar do tempo, o navio naufragado torna-se parte integrante do meio ambiente natural", diz ele.

Ele espera que o estudo venha a fornecer informações para futuros projectos de recifes artificiais destinados à restauração e conservação dos correspondentes recifes naturais.

Novos recifes artificiais rapidamente tornam-se num habitat

Quando um navio se afunda, ele transforma-se imediatamente num abrigo que aloja organismos marinhos. Esses habitats proporcionam novas fontes de alimento, maior protecção para a vida marinha jovem e mais espaço para se fixarem, diz Benayahu.

O espaço num ambiente de recifes de corais é escasso. "O novo habitat é utilizado pelos peixes muito rapidamente", diz Benayahu. O coral, que é constituído de pólipos pequenos e delicados, desenvolve-se mais lentamente, cobrindo a superfície do navio naufragado ao longo de um período de muitos anos.

A idade dos navios no estudo de Benayahu varia de 16 a 130 anos, representando vários estágios de desenvolvimento dos recifes na mesma localidade. O facto de os navios estarem bem perto dos recifes naturais possibilita aos cientistas compararem os dois meios ambientes. "É uma excelente oportunidade para estudar a velocidade de desenvolvimento e o potencial de utilização dos recifes artificiais", diz Benayahu.

Quais são as diferenças entre uma comunidade de corais que se desenvolve num navio naufragado e num recife natural?

"A orientação do espaço pode desempenhar um papel na determinação dos tipos de corais e suas velocidades de crescimento nos elementos horizontais ou verticais ", diz Benayahu. "Podemos prever, com bastante certeza, os tipos de corais que aparecerão nas várias superfícies".

A maioria dos navios naufragados, especialmente aqueles cujos mastros estão intactos, representam estruturas verticais que atraem corais moles, como por exemplo, o dendronphya e o scleronephthya coloridos, que acrescentam um aspecto visual atraente a muitos recifes no Mar Vermelho e noutros lugares nos oceanos Índico e Pacífico.

"Os navios de madeira constituem um ambiente de abrigo diferente dos navios feitos de aço", diz Benayahu. "O aço é uma opção de recife com bom resultado, visto que a madeira se deteriora. As estruturas de aço também se cobrem rapidamente com algas calcárias, que proporcionam uma superfície suficiente para as larvas de corais crescerem rapidamente."

Semelhança absoluta

"Com o passar do tempo, há uma semelhança absoluta entre habitats naturais e artificiais," diz Benayahu.

A outra vantagem dos recifes artificiais é que eles podem aumentar o desenvolvimento de espécies de corais raros que não são frequentemente encontradas em recifes naturais.

"O Mar Vermelho é um paraíso para se descobrirem novas espécies", diz Benayahu. "É um dos habitats de recifes mais ricos do mundo, em termos de densidade e diversidade de espécies."

Talvez a vantagem mais inesperada dos navios naufragados, que servem de abrigo aos corais, é que eles podem aliviar a pressão causada por seres humanos nos recifes naturais.
"A presença dos recifes artificiais como local de mergulho alternativo pode reduzir a pressão exercida sobre os recifes naturais", diz Mark Eakin, cientista da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos." Em muitos casos, os recifes artificiais fazem diminuir o número total de mergulhos nos recifes naturais."

(c) 2001 National Geographic Society

Fonte, Copyright e Publicação original deste artigo: R. J. Kern, National Geographic News

As principais entidades que apoiam o projecto Ocean Revival: